O filtro de espuma em equipamentos respiratórios tem a função de filtrar as impurezas do ar ambiente, antes que ele seja entregue ao usuário do CPAP. Utilizar o CPAP com filtro sujo pode causar uma sobrecarga de sua turbina, o que pode danificá-lo.
Utilizar o CPAP sem filtro pode ocasionar o depósito de impurezas dentro do equipamento. Essa sujeira quando levada até às vias respiratórias do usuário pode causar problemas como coriza e ressecamento da mucosa.
A substituição do Filtro assegura a qualidade do ar respirado e o pleno funcionamento do equipamento. A utilização de filtro sujo aumenta o nível de ruídos, pode impedir o correto funcionamento do sistema e até causar danos no equipamento. Além disso, o acúmulo de fungos e bactérias no interior do gerador de fluxo pode causar problemas respiratórios no usuário do CPAP.
A troca dos filtros nos aparelhos respiratórios CPAP e BiPAP é a manutenção preventiva realizada pelo próprio usuário. Não utilize o aparelho CPAP sem filtro ou com filtro sujo. O acúmulo de fungos nas partes internas do aparelho aumenta as chances do paciente desenvolver problemas respiratórios. O Filtro de Espuma impede o acúmulo de sujeira na turbina, aumentando a qualidade do ar respirado e a durabilidade do equipamento. Utilizar o aparelho CPAP ou BiPAP com filtro sujo pode:
Aumentar o nível de ruído
Impedir que o sistema funcione corretamente
Ou danificar o aparelho